Heróis do Mar. Bill Perlmutter

Título: Heróis do Mar. Bill Perlmutter
Texto de Manuel António Pina
Edição: Centro Português de Fotografia / MC / Bill Perlmutter, Porto, 2002

Bill Perlmutter (Nova Iorque, 1932) autor das fotografias que compõem esta obra, na sua segunda viagem à Europa, teve a oportunidade de conhecer a Nazaré de 1958, deixando-se seduzir pelas características que identificavam a paisagem, as ruas e as pessoas, captando a sua própria essência.
Ele próprio afirma: “[Na Nazaré] As pessoas fascinavam-me, os rostos morenos e marcados pelo tempo pareciam estar em completa sintonia com o mar bravo à sua volta. As roupas pareciam fora do tempo, na moda em qualquer século menos no século XX. Aqui o relógio parou, ou pelo menos passou a andar mais devagar, porque estes pescadores corajosos pareciam mais próximo do seu passado fenício do que do presente. Os rostos enrugados, profundamente sulcados, espelhavam uma vida de luta e determinação contra um mar exigente. As mulheres também reflectiam uma imagem de orgulhoso estoicismo, modelado por uma vida de trabalho e sacrifício. Como sempre, eram as crianças que mais me atraíam e tornaram-se o meu tema preferido..."


As imagens, a preto e branco, reproduzidas nesta obra, documentam a realidade sócio-cultural desta comunidade de pescadores, aliando a beleza da imagem à verdade de uma vida dura, retratada quer na sua relação com o mar, quer nos vários domínios do quotidiano, deixando antever também os afectos e sentimentos, as alegrias e tristezas que marcam os rostos da pessoa comum.
Desfolhar esta publicação é conhecer não só parte da obra do autor, mas também recuar no tempo e deixar-se envolver pela ambiência da Nazaré nos anos 1950. Pelo olhar de Bill Perlmutter temos uma leitura da forma de ser, estar e sentir da comunidade, da tipologia das embarcações, dos costumes e de momentos soltos passados no areal da praia, no mercado ou na taberna.